• GRAFICA OBJETIVO CAMBOINHAS

Não é um ano perdido!

Queridos pais, cuidado! Não é um ano perdido!

Março de 2020, o despertador ainda alarma no horário previamente marcado, mas hoje, o seu filho não pode ir à escola. Ele inicialmente comemora achando que é uma semana a mais de férias no ano. Os dias se prolongam… nada de arrumar a mochila, lanche, lavar diariamente o uniforme, acordar, se arrumar. Sim, um ano diferente. Muito diferente!

Um grande esforço, aprender coisas novas, aprender à distância, se conectar, fazer prova online, mandar email, reunir um grupo remotamente para fazer um lindo trabalho, acordar cedo sim, olhar e aprender através da tela, esforço, força! Professores persistentes, tentando motivar, perguntar e perceber cada estudante! De repente um liga o microfone, dá uma resposta interessante.. E o professor pensa: “ufa… aprendeu!!” Professor se reinventando. Projeta imagem na TV de casa, liga celular, computador, responde email, manda uma palavra carinhosa, de incentivo. Ensinar e aprender à distância. Outra possibilidade da educação!

Seu filho está ali, com saudade dos amigos, dos professores, se esforçando em aprender coisas novas, se esforçando para manter as tarefas em dia, para fazer uma boa prova e ouve um comentário: “É um ano perdido!”.

Se dizemos que é um ano perdido, tiramos a legitimidade de todo este esforço diário, não reconhecemos cada nova barreira transposta, e pior, desmotivamos para o amanhã! Não diga para uma criança que ela perdeu esses dias no calendário. Não diga que perdeu o ano, pois de forma alguma perdeu. Famílias viram de perto o trabalho da escola, filhos viram de perto a rotina difícil dos pais. Estudantes aprenderam novas ferramentas, aprenderam que ou fariam a atividade, ou perderiam o ponto. O professor, desta vez, não foi de carteira em carteira, cobrar. Mas o estudante aprendeu uma palavrinha chave: autonomia. Aprenderam a dar valor aos amigos que agora estão longe, mas perto no coração.

Se atestamos que “é um ano perdido”, qual motivação o aluno tem para estudar amanhã? Afinal o calendário 2020 ainda vigora. Ele ouviu que não vale nada o que está aprendendo.

Nããão!

É um ano onde escola e família estão dando fortemente as mãos! Vamos reconhecer o trabalho do professor, o esforço dos estudantes, olhando através das telas, construíram um novo aprender. Cada desvalorização sobre esta aprendizagem tem repercussões notórias. Cada dever feito não deve ser digno de anulação, cada aula assistida deve ser comemorada e valorizada!

Vamos ter a sensibilidade de reconhecer que é um ano letivo sim, está escrito na história de cada estudante. Ele poderá olhar para trás e ver tudo o que perdeu, ou ele poderá também olhar para trás e perceber tudo o que aprendeu, o que ganhou! É um ano de olhar para os valores! Quando falamos em educação, precisamos ter uma precisão cirúrgica em cada palavras que proferimos. Portanto, vamos refletir?

Tatiana Sessa


104 visualizações

(21) 2619-9500

©2020 por Colégio Objetivo Camboinhas.